Monitorar a marca se tornou uma das estratégias obrigatórias para todas as empresas, mesmo as que não estão atuando no meio digital, são afetadas. Isso porque a internet ajudou a virar os hábitos de consumo. Aqui quem dá as cartas é o cliente, ele é o centro de tudo, e deveria ser o centro da sua estratégia também.

É ele quem elogia, critica, indica e analisa. Esse boca a boca em grandes proporções influencia diretamente suas vendas e isso ocorre quer você queira ou não.

A boa notícia é que você pode tirar proveito de toda e qualquer situação. Para isso ocorrer, um bom monitoramento na Internet é um ótimo ponto de partida.

E aqui darei 6 dicas de monitoramento de marca na internet:

1 – CADA REDE TEM A SUA CULTURA

Se adapte, algumas vezes podemos fazer a mesma postagem, mas dependendo da rede, a abordagem muda radicalmente.

2 – ACEITE

Escute o seu consumidor. Ouvir se eles estão falando sobre a marca e o que estão falando, se sua marca agrada ou não.

3 – ATENDA

Responda as pessoas, interaja, agradeça os elogios, mostre soluções para as críticas. Tire ótimos insights.

4 – DESCUBRA OS VERDADEIROS FÃS

É importante saber quem são os seus evangelizadores. E quando descobrir, mantenha por perto.

5 – EVITE CRISES

Dá para identificar rapidamente os problemas da empresa através das redes sociais. Quando souber, invista na solução e anuncie muito o ajuste, antes que o erro cause estragos maiores.

6 – APRENDA

Monitore assuntos relacionados à sua empresa e veja como melhorar. Se atualiza sobre as novas práticas na área, encontre artigos de especialistas do mercado, sugestões e recomendações.

E como funciona de verdade?

Monitorar a marca e o Social Listening são práticas em que a voz do público é o centro do trabalho.

É importante compreender que além é encontrar oportunidades de intervir, podemos criar um relacionamento melhor com o consumidor.

Precisa-se de muita atenção na forma de detectar as menções à marca. Os profissionais de mídias sociais precisam mapear e acompanhar citações que tragam em seu conteúdo:

Frequência de monitoramento

O monitoramento deve ser constante, e como as interações e citações nas redes sociais também não param, é necessário ter constância.

Uma empresa capaz dinâmica, que consegue monitorar a marca em tempo real e constante, consegue preservar seu nome nas redes sociais e ainda gerar oportunidades incríveis.

Aproveite bem as oportunidades do monitoramento

Monitorar a marca é, em essência, aproveitar as inúmeras dicas que as pessoas dão para a sua empresa todos os dias. Por monitorar entende-se ouvir atentamente a clientes, potenciais clientes, concorrentes, clientes dos seus concorrentes e pessoas que têm grande influência no seu mercado.

Ao mesmo tempo que isso representa uma responsabilidade maior, mas também está relacionado com a possibilidade de se fazer presente.

Além disso, ajuda a entender como o seu público e persona se relacionam com os seus serviços e produtos.

Com a transformação digital possibilita podemos controlar mais o que é falado nas redes sociais.

Isso acaba gerando muito mais demanda, mas também gera oportunidade de gerenciar de perto qualquer crise com a marca. Além disso, um acompanhamento em tempo real e frequente das opiniões e citações da empresa faz toda a diferença na estratégia.

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